Powered By Blogger

Logo

Logo

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Airlines Europe

Senhores passageiros, boa noite. Meu nome é Sam, sou um dos comissários deste voo. Em nome da Comandante Pipa, apresento as boas vindas a bordo do Slovic 616, voo 25 para Essen. Durante a decolagem, o encosto de sua poltrona deve ser mantido na posição vertical, sua mesa fechada e travada. Observem os avisos luminosos: No seu turno você pode realizar uma única ação. Comprar até duas licenças de rotas e pegar uma ação ou aumentar seu portfólio de ações ou adquirir até duas ações da Abacus ou, em caso de despressurização, € 8 milhões podem ser tomados do banco. Este jogo pode ser jogado por até cinco pessoas. Como medida preventiva, lembramos que a duração média é de 75 minutos. Obrigado por terem escolhido a To-je-na-Stolu, tenham todos uma ótima viagem e Airlines Europe Tá na Mesa!



Airlines Europa, lançado em 2011 por Alan R. Moon, o mesmo criador da série Ticket to Ride, é uma reedição de um antiquíssimo jogo, de 1990, do próprio Moon chamado Airlines, mas com uma roupagem nova e extremamente bem melhorada.

- Então esse jogo de aeromoças é um jogo velho baseado em um jogo mais velho ainda? Que falta de originalidade.

Menos, seu Galeão Cumbica. Primeiro, Airlines Europe (AE) não é um jogo sobre aeromoças (Nota da Sra. Slovic: Comissários de Bordo, como são chamados atualmente), ou sobre procedimentos de decolagem ou aterrizagem, nem qualquer coisa diretamente relacionada ao avião, mas sim de companhias aéreas, mercado de ações e investimentos.



O objetivo do jogo não é só criar longas rotas de voos, nem expandir só uma companhia. Todas as várias empresas de aviação tem ações na bolsa e podem ser adquiridas livremente. Vence aquele que conseguiu criar a mais rentável carteira de ações, diversificando seu portfólio e expandindo seus negócios, ganhando mais Pontos de Vitória (PV).

Cada jogador começa o jogo com oito ações de diversas empresas na mão e deve baixar duas para iniciar sua carteira. No seu turno pode realizar uma das quatro opções possíveis: comprar novas rotas, aumentar a carteira de ações, comprar ações especiais ou pegar dinheiro no banco. Assim como em Ticket to Ride, o jogo é dinâmico, e quando você menos espera já é sua vez novamente.

O tabuleiro simula o mapa da Europa, com suas principais cidades e as conexões possíveis entre elas. As empresas começam em um aeroportos diferentes. Quando um jogador compra uma rota, coloca uma peça da cor da empresa nela. Todas as rotas de cada empresa devem obrigatoriamente estar ligadas ao Aeroporto inicia dela. Cada rota oferece até três Licenças. O preço das licenças variam de 3 a 8. Cada vez que uma rota é adquirida, a Empresa avança na Trilha da Bolsa, e o jogador pega uma carta de ação (Nota do Sr. Slovic: A carta não precisa ser da mesma empresa que ficou com a rota).

- Não entendi droga nenhuma!

Seu Bravo-Uniform-Romeo-Romeo-Oscar! Parece um pouco complicado, mas é bem simples. Lembra bem Power Grid, com os preços de conexão entre as cidades. O principio é o mesmo, só que todos podem comprar uma rota para qualquer companhia, dependendo de sua estratégia. (Nota da Sra. Slovic: A grande sacada aqui é lembrar que não há uma única companhia sua. Todas são).

Os PVs são ganhos quando uma das três Cartas de Pontuação, que são embaralhadas no deck das ações, sai. O jogo termina ao fim da terceira contagem. A pontuação depende da posição das empresas na Trilha da Bolsa (inclusive da Abacus, que só é possível conseguir trocado outras ações por ela) e de quantidade de ações que o jogador tiver de cada companhia em seu portfólio (Nota do Sr. Slovic: Cuidado, cartas de ações na mão não valem nada!).


No geral, Airlines é um ótimo jogo. Foi uma grata surpresa para um jogo um tanto quanto desconhecido. Realmente ficamos impressionados com a simplicidade e elegância quando jogamos a primeira vez. A posição das ações na Trilha muda a todo o momento, deixando a partida dinâmica e totalmente imprevisível. As peças são pequenos aviões muito bem feitas e detalhadas e o tabuleiro é lindo. É mais um daqueles jogos que merecem fuma foto após a partida. Preparados para mais um voo da Airlines Europe? Última chamada para embarque imediato no portão 79. Boa viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário