Powered By Blogger

Logo

Logo

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Ladies & Gentlemen

Tem coisa melhor que ir ao shopping e comprar tudo o que quiser, principalmente depois de um pegar o dinheiro de dia de trabalho duro e suado da sua cara metade? Antes de responder, espere um pouco pois Ladies & Gentlemen Tá na Mesa!



Ladies & Gentelmen (L&G) é um simpático e atípico jogo, lançado em 2013 por Loïc Lamy. Para quatro a dez participantes, com duração média de 30 min, L&G é jogo assimétrico que se joga em dupla: um jogador faz o papel do Marido, trabalhando o dia inteiro para ganhar dinheiro, que será gasto em roupas e acessórios para o baile pelo outro jogador, a Esposa.

- Meu, que jogo sexista! Não passarão! Machistas, não passarão!



Calma lá, aprendiz feminazi de plantão! L&G é um jogo pautado pelo bom humor, ambientado durante a Era Vitoriana (Nota do Sr. Slovic: Chamado assim em homenagem a Rainha Vitoria, regente da Inglaterra, tão influente no mundo ocidental que teve um período, de 1837 a 1901, batizado com seu nome. Muito machista, né?) e como a norma padrão da época colocava o homem arrimo da família a e mulher como uma recatada dona de casa, é assim que o jogo funciona.

O jogo é dividido em seis turnos (cada um representando um dia) e cada dia dividido em três fases (manhã, tarde e noite). No final do sexto dia ocorre o Baile, onde “the Lady” mais glamorosa, com o melhor vestido de noite, faz a dupla ser a vencedora. Cada dupla deve jogar de frente para o outro, com “the Ladies” de um lado da mesa e “the Gentlemen” do outro.

- Que frescura essa! Para que isso?



Por que cada parte do casal tem uma função específica em cada parte do dia, rascunho mal feito de Beauvoir.  Como já comentado, o jogo é assimétrico, ou seja, cada parte da dupla joga de maneira diferente, com componentes diferentes. Enquanto “the Gentlemen” usam cartas de Contrato, de Cotação, marcadores de Produtos e notas, “the Ladies” tem cartas de Guarda Roupa, de Criadagem e de Artista. No início do jogo cada dupla tem quatro cartas de Artista, um marcador de Mercadoria e  $500. Entre a dupla há um pequeno biombo, que de um lado representa a loja favorita do “the Lady” e do outro o Entreposto Comercial do “the Gentleman”. Como em qualquer jogo educado, “the Ladies” jogam primeiro.

Na parte da Manhã, cada “Lady” seleciona uma carta de Artista e coloca virada para baixo na frente de uma das lojas (Nota da Sra. Slovic: Não necessariamente a que está na frente do “the Lady”) e as cartas são vidaras simultaneamente, indicando a quantidade de cartas de Guarda Roupa ou Criadagem disponíveis na loja. Há três tipos de cartas de Guarda Roupa: Vestidos (Vestidos, Luvas, Sapatos, Capas, etc), Acessórios (Bolsas, Espelhos, Sombrinhas, Chapéus, etc) e Joias (Anéis, Broches, Colares, etc). Já as cartas de Criadagem dão bônus de Glamour no Baile se certas combinações forem feitas com as peças. Também devem escolher uma das loja para ir na parte de Tarde. Já cada “the Gentleman” coloca uma Carta contrato na frente do Entreposto. Vários marcadores de Mercadorias são colocados virados para baixo na frente do grupo e uma carta de Cotação é revelada. Somente usando uma das mãos, “the Gentleman” deve escolher até três Mercadorias e um Número. (Nota do Sr. Slovic: Depois de escolher um Número, não pode mais pegar nenhuma Mercadoria. Tome cuidado!).

Na parte da Tarde, “The Ladies” escolhem as cartas da loja visitada. A ordem desse turno é determinado pelo número escolhido por “the Gentleman”. Se na loja for tiver um “the Lady”, o jogador pode escolher a vontade, quantas cartas quiser. Se houver mais de um jogador, cada um escolhe um por vez, também quantas quiser. “The Gentlemen” escolhe quais Mercadorias vender. Também, com a mesma ordem de turno, tentam cumprir  os Contratos. O primeiro a conseguir ganha um bônus. O dinheiro conseguido com a venda será usado para as compras.

Finalmente na Noite, a dupla joga junto. “The Lady” passa as cartas escolhidas para seu companheiro, que decide qual pode comprar. Também é possível reservar alguns itens para o dia seguinte, pagando $100. As cartas que não forem compradas voltam para o maço correspondente. Antes de começar o novo dia, cada “the Lady” passa suas cartas de Artista para o jogador a esquerda.



No fim do sexto dia, acontece o Baile. '“The Ladies” selecionam as peças a serem usadas. Mas há alguma regras básicas: A primeira e mais importante, “the Lady” tem que selecionar Vestido. A segunda é que não pode escolher peças do mesmo tipo (Nota da Sra. Slovic: Ninguém vai a um Baile usando pares de sapato ou três colares, certo?). Algumas peças são assinadas por um estilista (Jean-Paul Gantiez, Lolo LeBann e Mélanie Canel), e a terceira regra diz que os itens selecionados podem ser no máximo de dois deles. Cada carta em um valor de Estrelas, que representam o glamour de cada item usado. Vence quem tiver mais Estrelas.

- Nenhum jogo tão simples é legal. Deve ser bobo.

Longe disso, aspirante de Zeca Bordoada. As regras e fases do L&G fazem sentido (Nota da Sra. Slovic: Levando em consideração a interação familiar da época, lógico!). No fim do primeiro dia todos já entenderam a dinâmica e a partida flui tranquilamente. O jogo é rápido (Nota do Sr. Slovic: principalmente se as fases da Manhã e da Tarde forem jogadas simultaneamente ela dupla) e divertido (Nota da Sra. Slovic: Mais ainda quando se joga com casais de verdade e os papéis se invertem).


Há duas variantes interessantes: Jogar com um número ímpar de participantes. O “extra” faz o papel da Cortesã, que recebe presentes de todos “the Gentlemen”. A outra é usar as Cartas de Fofoca (Nota da Sra. Slovic: Ou como se fala na terra de Sor George R. R. Martin, Gossip). Cada “Lady” começa com três cartas de Fofoca no inicio do jogo. Cada uma representa algo que um “Lady” tem e o outro não, como um  Vestido de três estrelas ou dois Acessórios de uma estrela. Se a condição da carta aparecer no jogo, ela pode ser usada e quem a recebeu terá penalidades no Baile, mas para isso acontecer o jogador que deu a carta tem que realmente fazer uma fofoca condicente (Nota da Sra Slovic: Algo como ”Belo vestido, até parece que sua cozinheira que a fez”). As cartas de Fofoca que ficarem na mão no fim do jogo também dão penalidade.



No geral Ladies & Gentlemen é um bom jogo, mas com a ressalva que pode incomodar algumas pessoas que podem considerar o jogo machista (Nota do Casal Slovic: Tem gente que considera Puerto Rico e Five Tribes exaltam a escravidão!), mas é um Party Game que vale a pena ao menos conhecer. Tem uma pegada bem diferente, difícil de encontrar algo semelhante. Agora, com sua licença pois a Sra. Slovic tem que ir trabalhar, enquanto o Sr. Slovic vai (tentar) comprar novos jogos para a jogatina do fim de semana. Quem disse que o jogo não imita a vida?



Nenhum comentário:

Postar um comentário