Powered By Blogger

Logo

Logo

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Exploding Kittens

Soft kitty
Warm kitty
Little ball of fur

Happy kitty
Sleepy kitty
Purr purr BOOM!!!

Duvida que vamos ser mais rápidos que o jogo? Exploding Kittens Tá na Mesa!



Exploding Kittens é um super-rápido e divertido cardgame, criado em 2015 por Elan Lee, Shane Small e Matthew Inman (Nota do Sr. Slovic: Demora mais dizer o nome dos criadores do que explicar as regras do jogo!).

- Se o jogo é tão rápido assim como vocês dizem, deve ser uma droga!

Não tão rápido, sua Bola de Pelo suja! O jogo realmente é simples, e não tem segredo nenhum, mas não o torna chato ou bobo. Ao contrário. O jogo é quase uma versão em cartas da famosa Roleta Russa: saindo uma determinada carta, você perde. E todos sabem que mais cedo ou mais tarde ela aparece.



O jogo é composto por  cartas com tema de gato (Nota da Sra. Slovic: Sim, o que esperava num jogo chamado Explodindo Gatinhos? Um jogo sobre a arte barroca em Angola durante o governo General Salazar?). As regras são bem simples: na sua vez você pode descartar quantas cartas quiser e, depois, comprar uma. Se sair qualquer outra que não seja a Exploding Kitten, o jogo continua. Se não, você perde. O último que restar ganha. E é só isso. A própria caixa diz que o jogo dura no máximo 15 minutos e que a explicação não leva mais de 2 min!

- Que crueldade! Temos que explodir gatinhos fofoletes! Não quero mais saber dessa aberração! Tô de mau!

Mais não é uma gracinha? Mas está ERRADO! (Nota do Sr. Slovic: Momento saudosista de Two Stupid Dogs!). As cartas de Explodding Kitten mostram sim gatos prestes a explodir, mas por culpa deles, seja tentando desarmar uma bomba ou comendo bananas de dinamite (Nota da Sra. Slovic: Se você amos gatos como eu, não deixe os bichanos tentarem fazer nada disso. É perigoso!). Na verdade o objetivo do jogo é impedir que o gato exploda, pelo menos no seu turno.

Há nove tipos de cartas: a primeira e mais importante, lógico, é a Exploding Kitten (EK). Comprou uma, acabou o jogo para você, a não ser que você tenha em mão uma Carta Defuse. Esse tipo de carta distrai o bichano e não o deixa cometer o suicídio, seja com uma caneta laser ou com comida. Se no seu turno saiu uma EK e você consegui se salvar com uma Defuse, a EK volta ao baralho de comprar em qualquer posição que você queira. Sim, você pode colocar em uma posição que saiba que certo “amiguinho” vai comprar. Ela só sai do jogo junto com o jogador. Sempre haverá no monte de compra EK igual ao número de jogadores menos um.



Há também o See the Future, onde o jogador pode ver as três próximas cartas, mas não pode mudar a ordem delas e a Shufffle, onde o baralho de compras é reembaralhado (Nota do Sr. Slovic: Sim, as duas dá um belo combo salvador).

Outro tipo de carta é a Skipp, que te permite passar a vez sem comprar nenhuma carta. Outra é o Attack, que além de deixar que você não compre, obriga o próximo jogador comprar duas! E não podemos esquecer da Favor, onde o jogador pede uma ajuda para outro, que tem que dar uma carta. E para ajudar os perseguidos, existe a Nope, onde você pode negar o efeito das cartas jogados pelos adversários. (Nota da Sra. Slovic: Sim você pode negar um Nope com outro Nope com outro Nope com outro Nope...). E por último, as cartas sem textos, que são várias: Bread Cat, Rainbow-Ralphing Cat, Tacocat.... Quando alguém joga duas iguais, pode pegar uma carta aleatória de outro jogador, ou, se jogar três obriga alguém à escolha a lhe dar uma Defuse! Sim, isso é bem cruel. E cada jogador começa com uma, havendo mais no monte de compras.



No geral, Exploding Kittens é um jogo para dar risada. É rápido e simples, daqueles que todos querem mais uma partida assim que acaba. E outra e outra e outra... A arte é ótima, bem simpática e  engraçada. Como já falamos, tudo com tema da gatos. Exploding Kittens foi um grande sucesso do Kickstarter, muito parecido com outro jogo que está em todas as mesas (alguém mencionou Zombicide?) E se você tiver sorte, pode conseguir uma caixa que mia ao abrir (Nota do Casal Slovic: Sim, nós temos uma!). Agora, vamos jogar antes o gato aperte aquele botão de autodestruiç...

Nenhum comentário:

Postar um comentário