Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Crop Rotation

Planta não é tudo igual. Pode parecer besteira, mas não é. Cada uma precisa de coisas diferentes. Hoje eles dão nomes para isso, fosfatos, nitratos e sei-lá-o-que-atos, mas os índios sabiam disso há muito tempo. Depois de um ano plantando algo, deve-se plantar outra coisa naquele campo, para a terra descansar. Sim, tudo precisa descansar. Agora, termine de colher esses milhos e vá para casa. Crop Rotation Tá na Mesa!



Crop Rotation foi lançado em 2016 pelo designer Eduardo Guerra. Um belo jogo brasileiro, de dois a quatro pessoas, com duração média de 20 min, onde os jogadores são fazendeiros que devem cultivar várias culturas: milho, feijão e ervilha.

- Um jogo de salada? Deve ser intragável.



Calma lá, Seleta Jurema. Pega esse rabanete e fica quieto! Não é um jogo de salada e sim de plantação, que lembra um pouco grandes jogos como Agricola e Takenoko. No começo de cada turno o jogador da vez colocar um marcador de plantação no tabuleiro central. Depois todos verificam se algum de seus objetivos foram cumpridos. Todas as peças iguais ao do objetivo são retiradas (ou colhidas). Essas são as regras básicas.

Os objetivos mostram os locais que as culturas devem estar no tabuleiro central, por isso todos devem estar atentos as jogadas dos outros, pois é possível cumprir o objetivo na vez de qualquer um.  Quando as peças de duas culturas acabam, todo o tabuleiro  é limpo (Nota do Sr. Slovic: O nome do jogo, Crop Rotation, é a técnica de rodízio de cultura, que ajuda a diminuir a exaustão do solo).



- Tava na cara que não ia prestar. Jogo brasileiro e educativo... Que desperdício.

Você que é um desperdício de espaço. Crop Rotation não é um jogo educativo, mas professores podem usá-lo para ajudar em suas aulas (Nota da Sra. Slovic: Na verdade, qualquer jogo pode ser usado como ferramenta educacional. Se ficou interessado, procure o GrupoJedai). Outra regra importante é a jogada de dado no início do turno. Cada face dá uma habilidade especial ao jogador da vez, como plantar duas culturas iguais ou retirar uma que já esteja no tabuleiro. O jogo termina quando um jogador consegue realizar um determinado número de objetivos, que varia de acordo com a quantidade de participantes.




No geral, Crop Rotation é um jogo simples, mas muito estratégico. Graças aos objetivos, todos devem ficar atentos o tempo inteiro. Um pequeno descuido pode por tudo a perder. E algumas expansões já estão a caminho! O jogo foi lançado gratuitamente no formato Print e Play (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, é só baixar os arquivos, imprimir e começar a jogar). Para baixar entre no site da Teia de Jogos. Agora vamos plantar: http://www.studioteiadejogos.com.br/p/crop-rotation.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário