Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Tiny Epic Quest

A vida de aventureiro não é só glamour e dinheiro, como muitos pensam. Acordar cedo, checar rumores, se preparar para uma constante vida de duras batalhas sangrentas e perigos mortais, tudo para escapar de um destino pior que a morte. Acordar cedo, dormir quando dá, nada do conforto de uma cama macia ou uma refeição quente todos os dias. Só loucos desejam essa vida. Sorte que sou um. Hoje vamos adentrar nas Catacumbas do Rei Leaz IV e realmente espero encontrar seu fantasma. Vai ser demais! Enquanto afio minha espada, escuto o resto do grupo me chamar dizendo que Tiny Epic Quest Tá na Mesa!



Tiny Epic Quest é um jogo lançado em 2017 por Scott Almes. De um a quatro jogadores, com duração média de uma hora, em Tiny Epic Quest os jogadores controlam um grupo de aventureiros em um reino fantástico realizando perigosas missões, enquanto tentam salvar o mundo.

- Cara, você definiu D&D. Isso é plágio!



Menos, seguidor de diabretes. Tiny Epic Quest (ou só TEQ) é sim baseado em D&D, que por sua vez é baseado em obras de fantasia medieval, principalmente Senhor dos Anéis, que bebem da fonte do folclore europeu, mas está longe de ser um plágio (Nota do Sr. Slovic: Não que não exista alguns por ai). TEQ é um jogo de regras simples, onde a partida dura cinco rodadas, cada uma dividida em duas etapas: Fase do Dia e Fase da Noite. Na fase do Dia os personagens irão andar pelo reino e de Noite irão enfrentar os perigos do local.

O tabuleiro é formado por 17 cartas, que representam o reino onde estão os heróis. Cada carta é cortada por um rio na vertical e por uma estrada na horizontal e tem duas localidades, que podem ser Castelos, Templos, Portais, Obeliscos ou Floresta de Cogumelos. Depois de criado o reino, cada jogador coloca seus três personagens no Castelo de sua cor.  Junto com o tabuleiro sempre ficam abertas três Cartas de Quest. Há dois tipos de Quest: Movimento e Templos.



- Castelo com cores? Credo. RPG tem que ser sombrio! E esse tabuleiro está parecendo aqueles mapas do Mário!

Deixa de ser fanboy das trevas! TEQ é sim colorido, lembrando as aventura de exploração dos consoles de 8 bits ou feitos com o RPG Maker (Nota do Casal Slovic: Falar que tem saudades dessa geração de jogos é o mesmo que dizer que é velho!). Cada jogador tem uma ficha, onde há uma trilha de Pontos de Vida, de Energia, além de mostrar quais Templos (e em que ordem) ele deve se aventurar para desbloquear os Itens de Poder. Mesmo tendo vários personagens, os Pontos de Vida e a Energia são o mesmo para os três.

O turno inicia-se na Fase do Dia. Sempre são escolhidos quatro cartas de movimento, independente do número de jogadores. Elas servem para os aventureiros andarem pelo mapa. Só um personagem pode se mover por carta escolhida. Se o jogador não quiser andar, é possível recuperar Vida ou Energia. As Quest de Movimento só podem ser completadas nessa fase.



Depois que todos os movimentos foram feitos, inicia-se a Fase da Noite. Os jogadores enfrentam os desafios que escolheram durante o dia: Deter a invasão de Goblins nos Portais, Exploração dos Templos ou Aprender novos níveis de Magia nos Obeliscos. Como cada jogador tem três aventureiros, ele pode ir a até três aventuras.  No turno de cada jogador, joga-se cinco dados. Cada face representa algo que ocorreu de noite: que pode ser uma emboscada de monstros, recuperação de Energia, aumento do Poder Mágico no Reino, avanço na exploração dos Templos ou atacar os Goblins. As faces são resolvidas em uma ordem especifica. O resultado dos dados afetam todos os jogadores que ainda estiverem na Aventura. Quando um jogador achar que não tem mais forças para enfrentar os desafios ou já cumpria as missões que queria, pode usar a Carta do Descanso. Ele não joga mais nessa fase.

Cada aventura concluída dá um bônus para o jogador, além de Pontos de Vitória (PV). Cada marcador de Goblin derrotado aumenta os Pontos de Vida e cada Magia aprendida aumenta os Pontos de Energia. Já ao completar a trilha de um tempo, o jogador pode cumprir uma das Quest de Templo, ganhando itens de poder.



- Meus personagens só usam martelo. Se não tiver, o jogo não presta!

Esqueça seu Martelo Debilóide. Tem muita coisa melhor no mundo, como os três Itens Lendários: Espada, Escudo e Cajado (Nota da Sra. Slovic: Cada jogador pode conseguir seu conjunto completo de Lendários, que além de poderosos, dão muitos PV), além de Bumerangue, Bomba, Lanterna, Flauta, Tomos de Magia e muito mais. Os itens (exceto os Lendários) são únicos e dão habilidades, modificando as regras da partida. Cada item tem uma miniatura própria que pode ser colocada em um aventureiro, personalizando-o (Nota da Sra. Slovic: Isso deixa o jogo muito legal e bonito. Cada meeple pode usar dois itens, então é possível criar um herói com espada e escudo!).



No fim do quinto turno, conta-se os PV. Há uma tabela que mostra a pontuação pela quantidade de marcadores de Goblins, Quest e Níveis de Magia. Há penalidades para os jogadores que não se esforçaram em cada um desses desafios (Dica da Sra. Slovic: É bom fazer de tudo um pouco. Há um mínimo que um bom grupo de aventureiros deve fazer). Além disso, cada item Lendário dá 5 PV. Quem tiver mais Pontos no final é coroado vencedor.


No geral Tiny Epic Quest é um ótimo jogo. Assim como seus irmãos Tiny Epic (Kingdoms, Defenderes, Galaxies e Western), sua pequena caixa esconde um grande jogo. Durante a partida você tem a sensação de jogar os velhos games de RPG do Nintendinho ou do Master, se aventurando por um mundo plano, cheio de perigos e desafios (Nota do Sr. Slovic: Forçando um pouco a barra, dá até para se sentir em uma mesa RPG, mas a falta do bom e velho role playing não deixa a experiência tão rica e empolgante. Digo e repito, nenhum, mas realmente nenhum boardgame vai simular uma sessão de RPG, não importa o que digam. Então se sente falta, procure novos jogadores e volte a jogar. RPG é tudo de bom). O jogo é divertido e os componentes são fantásticos (Nota da Sra. Slovic: Tem como não gostar dessas miniaturas?). Agora sai do seu conforto e se aventure por um mundo que precisa de heróis! Venha conhecer aquele Quest que vale a pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário