Powered By Blogger

Logo

Logo

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Flash Point

O que acontece quando chama o 911? Na verdade nada, porque esse número só funciona nos Estados Unidos. Aqui o certo é o 193. Mas quando esse numero é acionado, verdadeiros heróis voam até o local do incidente e combatem um antigo aliado da humanidade, mas que às vezes se torna um vilão. Com suas incríveis técnicas, o adversário é abatido e o dia é novamente salvo, graças à equipe de bombeiros superpoderosas! Bom, é quase isso, você entendeu! Agora vamos, pois Flash Point: Ao Resgate Tá a Mesa!



Flash Point: Ao Resgate é um jogo cooperativo lançado em 2011 por Kevin Lanzing. Para até seis jogadores, com duração média de 45 minutos, em Flash Point os jogadores fazem parte de uma equipe de bombeiros tentando resgatar vítimas de um prédio em chamas.

- Não se brinca com fogo!!! É perigoso. Vou fazer um textão no Face acusando vocês de incentivar piromania e de outras coisas que não fizeram, depois vou falar mal das pessoas que pensam diferente de mim e discordar de tudo. E ninguém pode reclamar se não faço mimimi.



Viu? É por isso que você não tem amigos. Você choraminga isso em todas as suas redes sociais. Pense antes de falar ou escrever tamanha bobagem. Flash Point não incentiva a nada disso que você está dizendo. É justamente o contrário. Os jogadores estão todos no mesmo time, tentando apagar um grande incêndio e salvar vidas.

Há dois modos de jogo: o Família e o Avançado. O primeiro é bem simples e serve para explicar as regras ou jogar com crianças pequenas. No seu turno, cada jogador tem 4 Pontos de Ação que podem ser gastos para: andar pelo prédio, apagar focos de incêndio, abrir portas, derrubar paredes e carregar vitimas. As vítimas são representadas por marcadores virados para baixo, ou seja, até o bombeiro chegar perto, não sabe se é uma pessoa inconsciente ou um alarme falso. Sempre há três Marcadores em jogo.



No fim da rodada, o jogador lança dois dados para determinar os locais onde o fogo se espalha. A principio, entra um Marcador de Fumaça. Se esse marcador fica do lado de um Marcador de Fogo ou no espaço onde já há Fumaça, ele também se torna uma chama. Se ele entra em um espaço de Fogo, há uma explosão, onde o incêndio se alastra e paredes podem cair. Sempre que uma parede sofre dano, é colocado um Marcador de Dano. Quando há dois em uma mesma parede ela cai e com 24 no tabuleiro o jogo acaba com o desmoronamento do prédio. O jogo termina também se quatro vítimas são engolidas pelas chamas. Os jogadores vencem se resgatarem sete pessoas.

Como dá para ver, no modo Família o jogo é bem simples (Nota da Sra. Slovic: E até sem graça). As coisas ficam interessantes no Modo Avançado. As diferenças começam na preparação do tabuleiro, que passa a ser aleatória. A entrada de materiais inflamáveis, do caminhão de bombeiro e da ambulância deixa o jogo mais estratégico. E cada bombeiro tem habilidade especias (Nota do Sr. Slovic: No modo Família todos são iguais) e seus PA pode ir de três a cinco. Outra diferença é que não basta a vítima sair do prédio. Para ser salva, deve chegar até a ambulância.



- Tem algo que não cheira bem. Isso que você descreveu é uma cópia descarada do Pandemic!

O que você está sentindo é sua constante falta de higiene. Flash Point tem grandes similaridades com Pandemic, mas longe de ser uma simples cópia. Reza a lenda que o autor era um bombeiro que vez um resgate em um prédio que onde várias pessoas não queriam sair antes de terminar um certo jogo chamado Pandemic. Com muito custo todos foram salvos e ele ficou intrigado com esse jogo, até que o chamaram para uma jogatina, que virou uma palestra chata sobre segurança. Apesar de nunca mais ser convidado, ele pegou a ideia básica e criou Flash Point. 


No geral, Flash Point é um ótimo jogo. Parece bobo e raso, mas não é (Nota da Sra. Slovic: O modo família certamente é). Suas regras são mais simples e amigáveis que, por exemplo, o Pandemic, então é uma boa porta de entrada para jogos cooperativos. O Modo Avançado tem três níveis de dificuldade, sendo que o último é realmente difícil, além de variações para deixar o jogo mais desafiador. Realmente vala e pena conhecê-lo (Dica do Sr. Slovic: Melhor ainda ter um na coleção).  E nunca se esqueça: “Na terra, na água ou no ar, nosso lema é salvar!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário