Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Cytosis


As células foram descobertas no ano de 1665 pelo matemático inglês Robert Hooke, durante um estudo em que ele observava um pequeno pedaço de cortina através de um microscópio, mas o real estudo das células só começou a se desenvolver no ano de 1831, através do cientista e botânico Robert Brown que classificou o núcleo como o ponto de controle central da célula.  As células, que são as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos, apresentam uma variedade de estruturas e processos bioquímicos complexos que são essenciais para a manutenção da vida. Dito isso, Cytosis Tá na Mesa!



Cytosis: A Cell Biology Game foi criado em 2017 por John Coveyou. De dois a cinco jogadores, com duração média de 75 min, em Cytosis os jogadores competem para criar mais substâncias celulares.

- Parece aula de ciências. Se eu quisesse aprender, ia para uma escola.

Cytosis é uma verdadeira aula de biologia, coisa que só se vê no Ensino Médio, Fugitivo do Maternal. Mas não se assuste. O jogo tem regras simples de entender (Nota da Sra. Slovic: O que o faz mias legal, pois alguns conceitos envolvidos são bem complexos) e é bem direto em algumas ações. O tabuleiro representa uma típica célula eucarionte, com todos os principais componentes: Núcleo, Retículo Endoplasmático, Membrana Celular, Citoplasma...



A mecânica básica do Cytosis é Alocação de Trabalhadores. Os jogadores, dependendo do número de participantes, terão de dois a quatro Trabalhadores para alocar nas regiões celulares. Cada uma com uma ou mais funções. No jogo os recursos são macromoléculas importantes da célula, como Lipídios, Proteínas e RNA, e a moeda é a famosa Adenosina Trifosfato, ou ATP (Nota do Sr. Slovic: Nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas). A ATP serve, entre outras coisas, para comprar cartas de Componentes Celulares, que dão Pontos de Saúde quando realizadas.

- Se eu quisesse aprender, ia para uma escola.

Até parece que você tem didaskaleinofobia, seu estulto. Há três tipos de cartas no jogo: Componentes Celulares, Objetivos e Eventos. A primeira serve para criar Enzimas, Hormônios, Receptores e Esteroides (Nota da Sra. Slovic: Substâncias vitais criadas na célula) ou conseguir recursos ou realizar uma Desintoxicação Alcoólica. Os Objetivos dão Saúde no fim do jogo, somente se o jogador colocou um de seus marcadores na carta. E os Eventos são acontecimentos que acontecem na Célula no fim da rodada. Normalmente são benéficos.



Quase todas as áreas têm dois espaços distintos de alocação: um para conseguir um determinado tipo de macromoléculas e outra para criar as Substâncias. As Enzimas são as mais simples de criar. Só são necessários as macromoléculas descritas na Carta e colocar o trabalhador no espaço do Citoplasma. Já os Receptores, Hormônios e Esteroides fazem uma pequena viagem pelo interior celular para serrem sintetizados. Começando pelo Retículo Endoplasmático Liso ou Rugoso (dependendo da substância), passando pelo Complexo de Golgi e terminando na Membrana Celular.

- Se eu quisesse aprender ia para a escola.

Cara, você já disse isso. Não quero fazer bullying, mas você não colabora. O jogo termina na rodada seguinte do último Evento. Os jogadores ganham Saúde conforme a quantidade de cartas de Desintoxicação Alcoólica e de tipos de Enzimas (Nota do Sr. Slovic: Há vários tipos, cada um com uma cor na carta. Quanto mais cores diferentes, mais pontos) que tem em baixadas. Somam-se os pontos das Cartas e Objetivos e quem tiver mais Pontos de Saúde, vence.

Há duas pequenas expansões. A primeira introduz Vírus ao jogo, acrescentando algumas cartas, marcadores de Anticorpos e um pequeno tabuleiro individual. A única diferença é que, quando aparecer uma carta de Vírus, seja nos Eventos ou comprada entre as de Componente Celulares, os jogadores jogam dados conforme seu Pontos de Saúde e soma com seus Índices de Anticorpos de seus tabuleiros. Quanto o maior resultado, mais Recursos ganha. Quem ficar por último, pode perder Recursos. Na outra os jogadores começam com uma carta especial que dá habilidades únicas, deixando o jogo assimétrico.



No geral, Cytosis é um ótimo jogo. O tabuleiro é uma obra de arte, bem colorido, mostrando todo o caminho que as substâncias fazem pelo interior da célula. O marcador de Primeiro Jogador é um dos mais bonito e legais que já vimos (Nota do Sr. Slovic: Quase no nível de Evolution). Vários especialistas da área ajudaram na criação de Cytosis, tornando-o bem apurado e didático. Não é preciso conhecer nada de biologia celular para jogar, mas existe uma grande possibilidade de após a partida você já entender um pouco do básico do básico sobre o células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário